UFSM solidária e cidadã

Flavi Lisbôa

A Universidade Federal de Santa Maria, através do Programa de Extensão “UFSM Solidária e Cidadã: esperança e reconstrução para o Rio Grande do Sul”, reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo, especialmente no momento de calamidade, auxiliando na reconstrução física, emocional e social das comunidades atingidas, incluindo suporte técnico, apoio psicossocial, recuperação ambiental, engajamento comunitário, entre outros. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Foram muitas as ações emergenciais desenvolvidas, algumas em caráter mais assistencial como a arrecadação de donativos. Contudo, precisamos avançar para uma extensão que gere impacto e transformação social, especialmente nesse momento que exige esforços para a reconstrução!


Conheça algumas de nossas iniciativas
- “Rondon UFSM-RS”: inspirada no Projeto Rondon do Ministério da Defesa, a UFSM promove expedições para diagnosticar a realidade de municípios afetados a fim de realizar ações mais assertivas para mitigação de problemas advindos da calamidade pública climática nesses territórios.


- Progredir: são ofertados cursos de formação profissional e qualificação de mão de obra, a exemplo do que a UFSM implementou na Quarta Colônia e está em andamento em Caçapava do Sul. Os cursos podem ser na área de “promoção da saúde e bem estar” e/ou “construção civil”, entre outros, como está previsto com a Secretaria de Saúde de Santa Maria e com o Ministério de Trabalho e Emprego, respectivamente.


- Hub Inovação Social: pretendemos ativar o ecossistema de inovação social, priorizando o atendimento de empreendedores de negócios de impacto social ou empreendimentos econômicos solidários ou pequenos empreendimentos afetados pela calamidade para que possam retomar suas atividades, auxiliando na implementação de melhorias em seus processos, produtos e/ou serviços, além de privilegiar a atuação em rede e valorizar o comércio local/regional.


Constituição da Rede e lançamento do Mapa de ações de extensão
A Rede de extensão de combate e enfrentamento à calamidade foi lançada em evento da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, no dia 6 de junho. 


Na mesma oportunidade foi apresentado o mapeamento com diferentes ações que a UFSM desenvolve frente à situação de calamidade pública climática do Rio Grande do Sul. Navegando pelo mapa você consegue identificar uma descrição das ações em si, o nome da pessoa responsável, o local de realização, o público e as parcerias. 


Pelo mapa é possível ter uma ideia da atuação da UFSM, através da extensão, na reconstrução do nosso Estado. Já são mais de 130 iniciativas! Acesse e confira: clique aqui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O pré-candidato a prefeito do PL, a reunião de Pozzobom com Leite e Pimenta e PSB perto dos tucanos Anterior

O pré-candidato a prefeito do PL, a reunião de Pozzobom com Leite e Pimenta e PSB perto dos tucanos

Adiamento da eleição não está descartado, salários dos futuros vereadores e agenda da comissão sobre as enchentes Próximo

Adiamento da eleição não está descartado, salários dos futuros vereadores e agenda da comissão sobre as enchentes

Colunistas do Site